5 de jan. de 2010

- ALTAR SAGRADO


A palavra Altar se origina do Latim "Altus" , e significa "lugar alto, elevado" . Considerando o aspecto religioso, significa o lugar onde se faz o contato com a Divindade, e onde são oficiados trabalhos e atividades espirituais.
Para o iniciante esse altar terá um significado diferente do significado que terá para um magista.
No caso do magista ( magista = que pratica rituais ) o altar será mais completo, obedecerá regras (tais como a posição, por exemplo) mas em se tratando do iniciante seu altar terá uma finalidade mais de oratório propriamente dito, razão pela qual não precisará observar regras a que está sujeito o altar do magista, embora determinadas coisas venham a ser comuns em ambos os casos.
O Altar deverá ser o lugar mais místico e sagrado da casa.

O LOCAL

Preferencialmente esse Altar deverá ser instalado em um local que não seja de fácil acesso a curiosos e pessoas estranhas. Pode ser dentro do seu quarto ou em um quarto vago da casa, ou no sótão, ou mesmo no porão.

O FORMATO

O mais adequado seria uma mesa de tamanho médio.

OS ITENS

Sendo um Oratório os itens serão os básicos. Precisaremos de duas toalhas brancas, um castiçal, um incensário, um pentagrama e uma sineta. Depois desses itens básicos você pode acrescentar todos os itens que desejar, obedecendo uma regra básica : deverão ser itens que lhe inspirem respeito religioso. Você pode pôr imagens de santos católicos, imagens budistas, símbolos de outras religiões bem como objetos tais como cristais, por exemplo. Tem de ser objetos que tenham um significado especial para você. A função desses objetos e do Altar de um modo geral é se tornar um catalisador, por isso esses objetos tem que dizer algo a você.

A DISPOSIÇÃO

Ainda na condição de Oratório não será preciso nenhuma sofisticação com a disposição desses objetos no Altar, com exceção do caso da vela, que sempre deverá ser o centro. Fora este detalhe você pode posicionar os itens como desejar, mas apenas a título de sugestão : toalha branca sobre a mesa ; castiçal com a vela no centro ; pentagrama à frente do castiçal ; incensário no canto direito, a sineta no canto esquerdo. Todos os demais itens distribuídos da forma que preferir.

O USO

O Altar será o lugar onde você fará as suas orações, e perto dele você fará suas sessões de meditação e sessões de exercícios místicos. Você precisará criar um laço energético com o seu Altar. E quando você estiver em frente ao seu Altar de pé, sentado ou ajoelhado, essa ligação será tão forte que um clarividente que esteja observando vai ver o fluxo de energia que sai do praticante para o Altar e vice-versa criando um efeito muito semelhante a um efeito elétrico que a Física chama de Arco Voltaico. É muito importante ter esse Altar e dar a ele a importância devida pois logo ele terá seu uso para fins ritualísticos mas ele não será eficiente se você não o usa como Oratório. A função de Oratório santifica o Altar Ritualístico. Uma observação : se você ainda não é um magista você não precisará se preocupar agora com itens como as armas mágicas. Isso só vai ser requerido mais tarde, e neste momento você não terá utilidade para tais itens. Toque a sineta sempre que começar uma atividade no Altar, e toque ao encerrar. Quando o Altar não estiver em uso cubra-o com uma toalha branca. Comece e termine as atividades com uma oração. Uma sugestão é a nossa Prece de Abertura dos Trabalhos, que pode ser usada no começo e também no fim.

Aqui estão exemplos de Altares, para diversas finalidades :


Todos os itens do Altar devem ser consagrados, e o Altar propriamente dito também precisa ser devidamente consagrado.
Habitue-se a se refugiar em seu Oratório sempre que precisar praticar seus Exercícios e praticar meditação. Estabeleça um elo espiritual com o seu Altar.
Desenvolva o hábito de usar seu Altar de forma solene.

Um comentário: