5 de jan. de 2010

O CÍRCULO MÁGICO

O Círculo Mágico é usado desde a Antiguidade Clássica. Ele é usado como proteção para o magista que faz evocações. Mas o que é um círculo mágico ?
Trata-se do traçado, no chão, de símbolos mágicos destinados a manter afastadas as forças indesejadas. O magista mantém-se dentro do círculo enquanto faz suas evocações, de forma que as forças negativas não penetram no círculo, mantendo o magista a salvo.
Mas existem diferentes tipos de círculos, cada um destinado a uma atividade específica. Há círculos que se compõe de símbolos alquímicos, outros com símbolos zodiacais e também os que tem figuras cabalísticas.
Há diferentes maneiras de se fazer um círculo mágico, que pode ser desde o traçado com a ponta de um cajado, pintado com tintas consagradas ou mesmo com giz especial. De qualquer forma, o círculo desejado não é feito aleatoriamente : tem de seguir um padrão que não pode ser alterado, sob pena de não mais oferecer proteção alguma.
Abaixo inseri quatro figuras. A primeira representa um magista dentro de um círculo mágico fazendo uma evocação a uma entidade demoníaca, que não consegue entrar no círculo. A segunda figura também representa um magista fazendo evocações, mas ele tenta contatar um anjo, que está se manifestando, enquanto o círculo mágico está cercado de entidades diabólicas que tentam mas não conseguem penetrar, e se limitam a observar. A terceira é uma foto de um ritual onde os dois oficiantes estão vestidos com trajes cerimoniais, portam espadas e estão dentro do círculo, como manda a liturgia. E a quarta figura é uma foto onde está sendo realizado um casamento de bruxas, e os participantes dançam nus dentro de um círculo mágico. Então você pode observar a importância desse procedimento nos rituais.

Figura 1:

circulo2.jpg (78703 bytes)

Figura 2 :

Circulo.jpg (93481 bytes)

FIGURA 3:

rito.jpg (65086 bytes)

FIGURA 4 :

casamento de bruxas.jpg (54032 bytes)

Mas nem todos os círculos mágicos se destinam a proteger o magista, pois que há aqueles que são criados para aprisionar uma entidade. Há procedimentos que visam capturar determinada entidade para esconjurá-la (fazê-la retornar ao seu plano de origem) mas é preciso que ela tenha sido imobilizada dentro de um círculo de um tipo chamado "confinatur". Obviamente que apenas Iniciados tem conhecimento para fazer uma tal capturada pois que se a entidade requer banimento que utiliza um confinatur deve ser uma entidade perigosa e com diversas capacidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário