5 de jan. de 2010

- OS ELEMENTAIS


Os Elementais são seres sutís que habitam nos 4 Elementos conhecidos. Eles tem inteligência, tem livre-arbítrio, não são imortais.
Ordinariamente são conhecidos assim :
AR S i l f o s
TERRA G n o m o s
ÁGUA O n d i n a s
FOGO S a l a m a n d r a s

Eles tem um papel dos mais importantes na Magia, porque podem ser bastante úteis ao magista. Pode-se dizer que eles estão em uma situação privilegiada para prestar ótimos serviços ao operador. Infelizmente sempre surgem pseudo-magistas que vem com essa história de dominar os Elementais, e o mais triste disto é que eles realmente podem ser dominados. Eles são como crianças, eles se assustam, e tem medo das ameaças do seu "dominador". E nisso se vêem forçados a cumprir determinadas ordens dessa pessoa nefasta, que quase sempre são idiotices para impressionar os outros imbecís que acompanham tal canalha. Tudo o que é preciso é que esse indivíduo saiba invocá-los e fazer os procedimentos corretos. E com isso se desrespeita o livre-arbítrio dessas criaturas e se faz com que sejam obrigadas a fazer maldades e coisas que não querem fazer.
O que o pseudo-magista não sabe, mas que logo vai descobrir, é que esses Elementais tem um Regente, que é uma entidade evoluída encarregada de dirigir a evolução dessas "crianças".
Tendo sido verificada a violação e o desrespeito aos Elementais o seu Regente autorizará a retaliação, que é a resposta deles ao seu agressor. Apenas como frase ilustrativa, é como se a criança tivesse medo de reagir a um agressor, mas aí vem um adulto em quem ela confia, se posiciona ao lado da criança e diz : "Pode dar uma pedrada nele, meu filho, dá-lhe uma pedrada bem dada que o papai está aqui." Seria mais ou menos assim, pois a partir da permissão do Regente é que os Elementais passam a reagir. E é interessante observar que eles já tinham condições de reagir, o Regente não lhes concedeu algum poder, apenas lhes autorizou a usar uma força que já tinham mas havia o medo de usar, pois de fato são como crianças.
Devidamente autorizados eles vão reagir, cada um usando atributos do seu Elemento. É mais ou menos por aí que o profanador começará a ter problemas com fogo dentro de casa ( incêndios misteriosos, etc. ), possibilidades de afogamentos, engasgos, e a casa começa a ter infestação de formigas, cupins, além de se degradar com infiltrações, apodrecimentos acelerados e coisas desse jaez. Independente disto, os Elementais vão interferir também nos sonhos do profanador, tudo visando perturbá-lo e lhe proporcionar abalos emocionais de grande intensidade. Tendo acesso a diversos níveis do Éter eles realmente podem ser bastante perigosos, uma vez que podem atacar o profanador não apenas fisicamente mas também espiritualmente.
Popularmente, os nomes desses Regentes são :

AR P A R A L D A
TERRA G O B
ÁGUA N I C K S A
FOGO D J I N


Dissemos "popularmente" , porque dentro da Alta Magia os nomes são outros, reservados para invocações dos rituais superiores das Ordens.

_________________________________________________________________

A Ordem de Arganthus, conforme já explicamos em outro capítulo, nasceu dentro da Igreja, recebeu influência de Ordens monásticas que já existiam no Século XV, e posteriormente recebeu mais influência de outras que vieram posteriormente. Mas a Ordem, desde a sua fundação, teve uma forte influência etrusca. Os etruscos tinham um sistema mágico que adaptou-se muito bem a muitos procedimentos e interesses da Ordem, e nesses procedimentos havia toda uma liturgia relacionada aos Elementais. Eles foram os primeiros a estabelecer que tentativas de domínio eram sempre desastrosas e que era preciso estabelecer um aliança com os Elementais. Também foram os primeiros a observar que os Elementais não respondem a pessoas de baixa evolução espiritual, sem estatura moral e que não tem um bom motivo para tentar chamá-los. Nesses casos eles costumam nem vir mas havendo insistência o Regente pode autorizar um deles a fazer com que o indivíduo pare de perturbá-los. E eles tem uma simpatia toda especial para com os Iniciados e seus discípulos, e de muito bom grado se dispõe a ajudar nos exercícios em que a participação deles é o que produz os efeitos, chamados prodígios.
Para finalizar, exibirei a tabela com os nomes dos Regentes que são usados nos Rituale Excelsis. Obviamente que a simples divulgação desses nomes não ajudará em nada ao vulgo que pretenda importunar os Elementais porque para o uso desses nomes existe toda uma liturgia que envolve inclusive uma maneira peculiar de pronunciá-los, bem como diversos outros procedimentos que certamente não serão revelados aqui.
A título de curiosidade também mostrarei os caracteres Senzar de cada nome, que devem ser inscritos nos diferentes círculos mágicos de uma forma também inusitada enquanto os nomes são ditos com a pronúncia correta.
Assim, esta é a tabela dos nomes dos Regentes, usados nos Rituais Superiores :

AR A E R A N I
TERRA G A I E L I S
ÁGUA A C Q U A T A N I S
FOGO F L A M I R

A seguir, nova tabela em que estão relacionados todos juntos os Elementos, os nomes vulgares dos Regentes, seus nomes segundo o uso nos rituais superiores das Ordens e também os símbolos Senzar de cada um deles, para que o leitor fique familiarizado, caso encontre esses símbolos e nomes em outros capítulos desta e de outras das minhas homepages :

Elemento Regente (nome vulgar) Regente (nome ritualístico) Símbolo Senzar
AR Paralda Aerani
TERRA Gob Gaielis
ÁGUA Nicksa Acquatanis
FOGO Djin Flamir

2 comentários:

  1. Anônimo15:46

    No es bueno robar material que no te pertenece. Por lo menos podrías haber puesto que su autor es el Mago Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:04

    Penso da mesmíssima forma, dê o crédito a quem de direito meu caro,é o mínimo que se espera de quem reproduz texto de outrem, garanto que não dói!

    ResponderExcluir